HISTÓRIA DA BIBLIOTECA
Na encosta sobranceira à zona de Lazer, está instalada a Biblioteca Municipal de Mesão Frio. O edifício, construído de raiz, representa um investimento de cerca de 1 milhão e 100 mil euros. O equipamento cultural foi financiado em 85 por cento por fundos comunitários e possui uma capacidade para 30 mil livros. A Biblioteca foi construída num terreno da Autarquia contíguo à residência de estudantes, tendo como características principais a arquitetura moderna e a iluminação natural.
A cerimónia de inauguração aconteceu no dia 15 de Setembro de 2013 presidida por Luís Saavedra, pároco de Mesão Frio. O presidente da Câmara Municipal, Alberto Pereira procedeu ao descerramento da placa toponímica, na presença de Carlos Duarte, representante da Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), de João Luís Sequeira, representante da Direção Regional de Cultura do Norte e de vários convidados, entre eles, os representantes das instituições e órgãos sociais concelhios.
Este espaço integra secções diferenciadas para adultos e crianças e também espaços polivalentes para atividades de animação, colóquios, wokshops, palestras, encontros com escritores, entre outras. No piso zero está localizado o balcão de atendimento e uma cafetaria. A sala polivalente tem entrada direta a partir do átrio, de forma a poder funcionar como complemento dos horários da biblioteca. No primeiro piso está a secção infantil, onde funcionará ainda uma outra ala de serviços internos, num local com acesso condicionado, com um gabinete de trabalho, sala de reuniões e sala de informática. No segundo piso está instalada a secção para adultos.
História